Nome e idade.
Meu nome é Arthur e tenho 27 anos.
Atualmente você estuda ou já é formado? Qual o curso?
Já sou formado. Fiz jornalismo.
O que você faz profissionalmente hoje?
Eu trabalho em uma rádio de notícias.
Como a música entrou no seu cotidiano?
Bem, lá para os meus 6, 7 anos de idade, comecei a me interessar por skate. Era uma época em que o esporte explodiu de popularidade, muito por causa de atletas americanos como Christian Hosoi, Tony Hawk, Lance Mountain, Steve Caballero. Aqui em São Paulo, essa onde pegou muita gente na época e havia um programa na Gazeta chamado Grito da Rua. Muita gente, principalmente mais nova, não faz idéia do impacto que esse programa tinha, principalmente em bairros mais periféricos da cidade como Freguesia do Ó e Pirituba, que é onde cresci e ainda moro. E eu comecei a andar de skate ainda criança. A partir daí, também tive os meus primeiros contatos com as bandas punks. Muita gente que andava de skate ouvia punk e hardcore, bandas como Circle Jerks, Dead Kennedys, Screamers, Agent Orange, GBH, Ratos de Porão, Garotos Podres, enfim. E os caras que faziam o Grito da Rua colocavam sempre essas bandas pra tocar nos vídeos o que ajudou a popularizar esse tipo de música. Desde então, comecei a me interessar cada vez mais por música. Foi como amor a primeira vista. Depois aos 12, 13, peguei emprestada uma guitarra de um primo meu e comecei a aprender a tocar sozinho. Meu irmão, que na mesma época começou a tocar bateria, tinha uma noção básica de como tocar alguns sons do Ramones, aquele lance de 3 acordes. Ele me explicou como fazia. A partir daí, fui treinando sozinho, tocando e tirando de ouvido. Daí, meu irmão e eu montamos uma banda e, desde então, não parei mais.....A música entrou no meu cotidiano dessa forma...
Qual a importância da música na sua vida?
Pó, música é o combustível que eu preciso pra viver. Penso em música toda hora, praticamente. Ouço indo para o trabalho, voltando do trabalho, em casa de bobeira. Praticamente o tempo todo. Música é algo que precede a linguagem, é a expressão de um estado de espírito. É algo que me motiva, me dá ânimo, enfim. Faz parte do meu cotidiano e é parte de quem eu sou.
Quais são as suas influências musicais?
Bem, basicamente punkrock e hardcore: bandas que eu já citei como Circle Jerks, Agente Orange, Bad Brains, Minor Threat, Fugazi, Ramones, Clash, Sex Pistols, Cock Sparrer, Ratos de Porão, Cólera, enfim, um milhão de bandas de todo mundo. Mas também ouço muito reggae, Bob Marley, Peter Tosh, enfim, os clássicos...
Que instrumento ou instrumentos você toca e desde quando?
Como já disse toco guitarra desde 91, 92, não lembro exatamente quando comecei, mas foi por aí...
Quais são suas principais atividades no dia-a-dia, quais bandas você pertence e já pertenceu e em quais você participou da fundação?
Bem, minha principal atividade no dia-a-dia é meu trabalho. Sou jornalista, trabalho em uma rádio de notícias. Fora isso, passo o resto do tempo ouvindo música, compondo, ensaiando. Sobre as bandas, hoje eu toco em duas: uma delas é o Agrotóxico. O grupo existe desde 1993, mas eu só me juntei a banda em 2005. A outra é o Naifa que começou em 2005. O estilo das duas é hardcore, mas como sonoridades bem diferentes. Do Naifa, eu participei da fundação. Outra banda que toquei foi o Flicts. Essa eu também fundei, junto com o meu irmão. O Flicts durou 10 anos, lançou uma série de CDs, fez uma tour na Europa em 2004, e foi minha primeira banda mesmo.
Você compõe e escreve as letras das suas bandas?
Não todas as músicas, mas eu componho e escrevo, tanto no Agrotóxico, quanto no Naifa.
O que você, junto com as “suas” bandas esperam transmitir através das músicas?
É difícil de responder essa questão. Acho que a graça da música está no ouvido de quem ouve e não necessariamente de quem a escreve ou de quem a toca. Se a música provocar qualquer tipo de sentimento ou de reação em uma pessoa, acho que ela já cumpriu sua função. Pode ser alegria, raiva, ódio, tristeza, qualquer coisa. Se a música provocar um efeito nas pessoas, legal. Fico feliz com isso, mesmo que a interpretação do ouvinte não seja exatamente a que eu pensei quando fiz a música. Mas ao mesmo tempo, não crio muitas expectativas sobre como vão encarar o que a gente faz, se as pessoas vão gostar ou não, se vão entender ou não. Acho que uma banda deve estar feliz com a música que faz, antes do público ou de qualquer outra coisa.
Como está o cenário "alternativo independente" hoje, e como era há alguns anos?
Bem, o cenário alternativo independente tem rolado. Pelo menos, em São Paulo, que é onde acompanho mais. A gente tem o Hangar que está há nove anos aí dando oportunidade para bandas de vários estilos: punk, hardcore, ska, emo, metal, enfim. Você tem os picos na Augusta, como o Outs, que sempre abrem as portas para a galera do underground. E tem uma galera que não é inerte e bota a mão na massa. O coletivo Verdurada, que está há mais de dez anos, organizando show, promovendo debates, palestras no Jabaquara. Você tem o Lady Fest, que é não é só um festival de bandas, mas uma semana inteira de debates, workshops, oficinas, exibições de vídeos e bandas, tudo produção independente e feminina. E todo o fim de semana, praticamente, você tem um show ou algo do tipo rolando aqui e ali.
Apesar disso, eu, particularmente, tenho a impressão de que agora, o cenário todo deu uma caída. No fim dos anos 90 até 2004, mais ou menos, o cenário prometia mais, havia um clima de mais ânimo e efervescência. Muitas bandas aparecendo, a gente contou com os dois festivais “A um Passo do Fim do Mundo” e o “Fim do Mundo” que meio que foi o ápice de tudo o que estava rolando até então. Isso sem contar outros festivais, bandas indo fazer tour na Europa, a cena de outras partes do país, Brasília, Espírito Santo, Recife, Rio Grande do Sul, Curitiba, principalmente, com uma cena muita ativa, com bandas de todos os estilos e bandas de qualidade, enfim.
Neste momento, acho que estamos em uma fase de transição. Há alguns anos, a gente já tinha a Internet, mas a galera ainda comprava mais CDs, discos e não copiava tanto. Agora, todo mundo baixa tudo da Internet e as bandas independentes também sentem o reflexo disso. A Galeria do Rock está cada vez mais vazia. Muitas lojas de CDs estão fechando e dando lugar a estúdios de tatuagens e piercing. Como ficou ainda mais fácil gravar um CD, a gente tem muito mais bandas por aí, mas ao mesmo tempo, há um crescimento quantitativo e não qualitativo.
Penso que temos que esperar pra ver no que vai dar isso tudo e o mais importante: continuar tocando e seguindo a idéia do Faça Você Mesmo...
A música independente é para você uma opção ou a única forma de continuar “tocando”?
Sempre foi uma opção pra mim. A maioria das bandas hoje encara o cenário independente como um degrau para entrar nas grandes gravadoras. Como se houvesse um manual do que deve ser feito passo a passo para alcançar o “sucesso”. Eu não concordo com essa postura.
Prefiro tentar buscar um circuito alternativo no verdadeiro sentido da palavra, onde nós produzimos a nossa música, nós organizamos os nossos shows, nós mesmos gravamos e lançamos os nossos discos, nosso livros, vídeos, enfim, nós temos a liberdade para fazer o que bem entendermos sem interferências comerciais ou interesses paralelos.
Minha idéia é mostrar que, mesmo num país pobre como o nosso, é perfeitamente viável adotar uma postura de contestação nesse sentido, com uma cena ou uma banda que não segue as regras de mercado, mas adota uma postura mais justa, mais sincera e de cooperação. No que a maioria vê como limite, nós vemos uma virtude.
Qual sua visão do independente X comercial?
Bem, pra resumir e ser objetivo: o comercial visa o lucro. A grande gravadora não quer saber se sua a música é interessante do ponto de vista artístico, se é inovadora, enfim. A música tem que ser agradável e interessante do ponto de vista comercial. Seja a banda que for, o músico que for, você tem que se moldar a certas regras para entrar no esquema. É claro: você ganha do ponto de vista da distribuição, divulgação. Sua música chega para muito mais gente, enfim. Mas por outro lado, por mais que as bandas que entram no esquemão jurem que não é assim, você sempre perde a liberdade que tem. O produtor vai tornar o seu som aceitável para as rádios, vai tirar a guitarra pesada dali, colocar um violaozinho aqui, você vai ter que entrar no esquema do Jabá, que hoje é chamada de “verba de divulgação”, ou “verba promocional” ou algo do tipo para tocar em rádio, vai ter que ir a programas de TV, de MTV a Faustão.
Sei lá. Se você está disposto a passar por isso, e acha que vai sair ganhando, por mim tudo bem. É uma chance do cara tenta viver de música, enfim. Mas não entendo que isso é o melhor pra mim, pessoalmente.
Prefiro o esquema independente, porque não encaro música como um negócio ou uma banda como uma empresa. A relação é mais sincera, verdadeira. Não toco pra ficar famoso, nem pra ganhar dinheiro. Toco para me expressar, extravasar, passar uma idéia, uma mensagem, ou para não passar mensagem nenhuma se isso for interessante. Quando componho, não estou preocupado com o que a gravadora ou o produtor contratado vai achar, se vão aceitar, se é vendável do ponto de vista comercial. Quando tenho o disco em mãos, não fico pensando na chamada “música de trabalho”. Não estou nem aí para o rádio e para a televisão. Se pudermos chegar aos meios de comunicação de massa, legal. Mas não aceito ter que pagar ou me sujeitar a puxar o saco de ninguém para conseguir isso, ou aceitar fazer play-back como muita gente faz até hoje.
Basicamente, portanto, a diferença é de postura. O comercial trata as pessoas como consumidores, pura e simplesmente, e a banda e a música nada mais é do que um produto colocado à venda. Já no independente, na minha concepção, música é uma forma de linguagem e de expressão, sincera e verdadeira, e que pode servir para que as pessoas reflitam e levem idéias positivas e construtivas para as ruas.
Quais as diferenças entre uma banda independente e uma banda comercial?
Bem, acho que já respondi essa.
Qual é a maior dificuldade das bandas independentes hoje?
Distribuição. Sempre foi e ainda será por muito tempo. Hoje, é fácil fazer um disco, mas distribuí-lo ainda é uma batalha. O circuito de distribuição independente é eficiente do meu ponto de vista, mas como já disse tem suas limitações. A Internet, porém, tem ajudado nesse sentido, com divulgação e até com a distribuição. Mas ainda é ruim, já que boa parte da população ainda não tem acesso a rede mundial de computadores. Fora isso, temos outros problemas que enchem o saco, mas não chega a nos desanimar como, por exemplo, promotores pilantras, que organizam os shows e não cumprem com o combinado, casas que não dão à mínima estrutura, equipamentos ruins, brigas, tretas, enfim.....
A internet ajuda ou atrapalha? Como você enxerga a relação entre as bandas
independentes e a internet?
Então, como disse, ajuda na divulgação das músicas, dos shows, enfim. Mas ao mesmo tempo, tem o outro lado da moeda: o download de músicas e cds também afeta o cenário independente. Muita gente deixa de comprar o CD e baixa tudo da rede. E a fase é de transição. A forma como se apresenta a música está mudando, mas ninguém sabe direito o que vai acontecer. Já tem grande gravadora que está virando promotora de shows e representante de artistas, porque a venda de CDs já não é interessante do ponto de vista comercial. Vão continuar explorando, mas de outra forma.
Eu sinceramente não sei. Talvez, o futuro seja fazer vinil como na Europa. Por lá, a galera do underground prefere vinil porque a relação com o disco não é comercial e sim afetiva, de consideração com um trabalho. Por aqui, tem um problema, porque só existe uma fábrica de vinil e ouvi dizer que estava em crise e prestes a falir. Uma certeza, porém, eu tenho: seja como for, o independente sempre vai continuar por aí, de um jeito ou de outro.
Para você, qual o futuro da música? Quem sobreviverá nesse mundo novo?
Acho que já respondi essa. HEHEHE
Esse é seu espaço... fique a vontade para botar a boca no mundo... Se quiser, deixe um recado pra galera que ouve vocês, e eu sei que é muita gente!
Porra, faça você mesmo!
Faça por você porque se não fizer, ninguém irá!
E não desista. Você não está sozinho!
Meu nome é Arthur e tenho 27 anos.
Atualmente você estuda ou já é formado? Qual o curso?
Já sou formado. Fiz jornalismo.
O que você faz profissionalmente hoje?
Eu trabalho em uma rádio de notícias.
Como a música entrou no seu cotidiano?
Bem, lá para os meus 6, 7 anos de idade, comecei a me interessar por skate. Era uma época em que o esporte explodiu de popularidade, muito por causa de atletas americanos como Christian Hosoi, Tony Hawk, Lance Mountain, Steve Caballero. Aqui em São Paulo, essa onde pegou muita gente na época e havia um programa na Gazeta chamado Grito da Rua. Muita gente, principalmente mais nova, não faz idéia do impacto que esse programa tinha, principalmente em bairros mais periféricos da cidade como Freguesia do Ó e Pirituba, que é onde cresci e ainda moro. E eu comecei a andar de skate ainda criança. A partir daí, também tive os meus primeiros contatos com as bandas punks. Muita gente que andava de skate ouvia punk e hardcore, bandas como Circle Jerks, Dead Kennedys, Screamers, Agent Orange, GBH, Ratos de Porão, Garotos Podres, enfim. E os caras que faziam o Grito da Rua colocavam sempre essas bandas pra tocar nos vídeos o que ajudou a popularizar esse tipo de música. Desde então, comecei a me interessar cada vez mais por música. Foi como amor a primeira vista. Depois aos 12, 13, peguei emprestada uma guitarra de um primo meu e comecei a aprender a tocar sozinho. Meu irmão, que na mesma época começou a tocar bateria, tinha uma noção básica de como tocar alguns sons do Ramones, aquele lance de 3 acordes. Ele me explicou como fazia. A partir daí, fui treinando sozinho, tocando e tirando de ouvido. Daí, meu irmão e eu montamos uma banda e, desde então, não parei mais.....A música entrou no meu cotidiano dessa forma...
Qual a importância da música na sua vida?
Pó, música é o combustível que eu preciso pra viver. Penso em música toda hora, praticamente. Ouço indo para o trabalho, voltando do trabalho, em casa de bobeira. Praticamente o tempo todo. Música é algo que precede a linguagem, é a expressão de um estado de espírito. É algo que me motiva, me dá ânimo, enfim. Faz parte do meu cotidiano e é parte de quem eu sou.
Quais são as suas influências musicais?
Bem, basicamente punkrock e hardcore: bandas que eu já citei como Circle Jerks, Agente Orange, Bad Brains, Minor Threat, Fugazi, Ramones, Clash, Sex Pistols, Cock Sparrer, Ratos de Porão, Cólera, enfim, um milhão de bandas de todo mundo. Mas também ouço muito reggae, Bob Marley, Peter Tosh, enfim, os clássicos...
Que instrumento ou instrumentos você toca e desde quando?
Como já disse toco guitarra desde 91, 92, não lembro exatamente quando comecei, mas foi por aí...
Quais são suas principais atividades no dia-a-dia, quais bandas você pertence e já pertenceu e em quais você participou da fundação?
Bem, minha principal atividade no dia-a-dia é meu trabalho. Sou jornalista, trabalho em uma rádio de notícias. Fora isso, passo o resto do tempo ouvindo música, compondo, ensaiando. Sobre as bandas, hoje eu toco em duas: uma delas é o Agrotóxico. O grupo existe desde 1993, mas eu só me juntei a banda em 2005. A outra é o Naifa que começou em 2005. O estilo das duas é hardcore, mas como sonoridades bem diferentes. Do Naifa, eu participei da fundação. Outra banda que toquei foi o Flicts. Essa eu também fundei, junto com o meu irmão. O Flicts durou 10 anos, lançou uma série de CDs, fez uma tour na Europa em 2004, e foi minha primeira banda mesmo.
Você compõe e escreve as letras das suas bandas?
Não todas as músicas, mas eu componho e escrevo, tanto no Agrotóxico, quanto no Naifa.
O que você, junto com as “suas” bandas esperam transmitir através das músicas?
É difícil de responder essa questão. Acho que a graça da música está no ouvido de quem ouve e não necessariamente de quem a escreve ou de quem a toca. Se a música provocar qualquer tipo de sentimento ou de reação em uma pessoa, acho que ela já cumpriu sua função. Pode ser alegria, raiva, ódio, tristeza, qualquer coisa. Se a música provocar um efeito nas pessoas, legal. Fico feliz com isso, mesmo que a interpretação do ouvinte não seja exatamente a que eu pensei quando fiz a música. Mas ao mesmo tempo, não crio muitas expectativas sobre como vão encarar o que a gente faz, se as pessoas vão gostar ou não, se vão entender ou não. Acho que uma banda deve estar feliz com a música que faz, antes do público ou de qualquer outra coisa.
Como está o cenário "alternativo independente" hoje, e como era há alguns anos?
Bem, o cenário alternativo independente tem rolado. Pelo menos, em São Paulo, que é onde acompanho mais. A gente tem o Hangar que está há nove anos aí dando oportunidade para bandas de vários estilos: punk, hardcore, ska, emo, metal, enfim. Você tem os picos na Augusta, como o Outs, que sempre abrem as portas para a galera do underground. E tem uma galera que não é inerte e bota a mão na massa. O coletivo Verdurada, que está há mais de dez anos, organizando show, promovendo debates, palestras no Jabaquara. Você tem o Lady Fest, que é não é só um festival de bandas, mas uma semana inteira de debates, workshops, oficinas, exibições de vídeos e bandas, tudo produção independente e feminina. E todo o fim de semana, praticamente, você tem um show ou algo do tipo rolando aqui e ali.
Apesar disso, eu, particularmente, tenho a impressão de que agora, o cenário todo deu uma caída. No fim dos anos 90 até 2004, mais ou menos, o cenário prometia mais, havia um clima de mais ânimo e efervescência. Muitas bandas aparecendo, a gente contou com os dois festivais “A um Passo do Fim do Mundo” e o “Fim do Mundo” que meio que foi o ápice de tudo o que estava rolando até então. Isso sem contar outros festivais, bandas indo fazer tour na Europa, a cena de outras partes do país, Brasília, Espírito Santo, Recife, Rio Grande do Sul, Curitiba, principalmente, com uma cena muita ativa, com bandas de todos os estilos e bandas de qualidade, enfim.
Neste momento, acho que estamos em uma fase de transição. Há alguns anos, a gente já tinha a Internet, mas a galera ainda comprava mais CDs, discos e não copiava tanto. Agora, todo mundo baixa tudo da Internet e as bandas independentes também sentem o reflexo disso. A Galeria do Rock está cada vez mais vazia. Muitas lojas de CDs estão fechando e dando lugar a estúdios de tatuagens e piercing. Como ficou ainda mais fácil gravar um CD, a gente tem muito mais bandas por aí, mas ao mesmo tempo, há um crescimento quantitativo e não qualitativo.
Penso que temos que esperar pra ver no que vai dar isso tudo e o mais importante: continuar tocando e seguindo a idéia do Faça Você Mesmo...
A música independente é para você uma opção ou a única forma de continuar “tocando”?
Sempre foi uma opção pra mim. A maioria das bandas hoje encara o cenário independente como um degrau para entrar nas grandes gravadoras. Como se houvesse um manual do que deve ser feito passo a passo para alcançar o “sucesso”. Eu não concordo com essa postura.
Prefiro tentar buscar um circuito alternativo no verdadeiro sentido da palavra, onde nós produzimos a nossa música, nós organizamos os nossos shows, nós mesmos gravamos e lançamos os nossos discos, nosso livros, vídeos, enfim, nós temos a liberdade para fazer o que bem entendermos sem interferências comerciais ou interesses paralelos.
Minha idéia é mostrar que, mesmo num país pobre como o nosso, é perfeitamente viável adotar uma postura de contestação nesse sentido, com uma cena ou uma banda que não segue as regras de mercado, mas adota uma postura mais justa, mais sincera e de cooperação. No que a maioria vê como limite, nós vemos uma virtude.
Qual sua visão do independente X comercial?
Bem, pra resumir e ser objetivo: o comercial visa o lucro. A grande gravadora não quer saber se sua a música é interessante do ponto de vista artístico, se é inovadora, enfim. A música tem que ser agradável e interessante do ponto de vista comercial. Seja a banda que for, o músico que for, você tem que se moldar a certas regras para entrar no esquema. É claro: você ganha do ponto de vista da distribuição, divulgação. Sua música chega para muito mais gente, enfim. Mas por outro lado, por mais que as bandas que entram no esquemão jurem que não é assim, você sempre perde a liberdade que tem. O produtor vai tornar o seu som aceitável para as rádios, vai tirar a guitarra pesada dali, colocar um violaozinho aqui, você vai ter que entrar no esquema do Jabá, que hoje é chamada de “verba de divulgação”, ou “verba promocional” ou algo do tipo para tocar em rádio, vai ter que ir a programas de TV, de MTV a Faustão.
Sei lá. Se você está disposto a passar por isso, e acha que vai sair ganhando, por mim tudo bem. É uma chance do cara tenta viver de música, enfim. Mas não entendo que isso é o melhor pra mim, pessoalmente.
Prefiro o esquema independente, porque não encaro música como um negócio ou uma banda como uma empresa. A relação é mais sincera, verdadeira. Não toco pra ficar famoso, nem pra ganhar dinheiro. Toco para me expressar, extravasar, passar uma idéia, uma mensagem, ou para não passar mensagem nenhuma se isso for interessante. Quando componho, não estou preocupado com o que a gravadora ou o produtor contratado vai achar, se vão aceitar, se é vendável do ponto de vista comercial. Quando tenho o disco em mãos, não fico pensando na chamada “música de trabalho”. Não estou nem aí para o rádio e para a televisão. Se pudermos chegar aos meios de comunicação de massa, legal. Mas não aceito ter que pagar ou me sujeitar a puxar o saco de ninguém para conseguir isso, ou aceitar fazer play-back como muita gente faz até hoje.
Basicamente, portanto, a diferença é de postura. O comercial trata as pessoas como consumidores, pura e simplesmente, e a banda e a música nada mais é do que um produto colocado à venda. Já no independente, na minha concepção, música é uma forma de linguagem e de expressão, sincera e verdadeira, e que pode servir para que as pessoas reflitam e levem idéias positivas e construtivas para as ruas.
Quais as diferenças entre uma banda independente e uma banda comercial?
Bem, acho que já respondi essa.
Qual é a maior dificuldade das bandas independentes hoje?
Distribuição. Sempre foi e ainda será por muito tempo. Hoje, é fácil fazer um disco, mas distribuí-lo ainda é uma batalha. O circuito de distribuição independente é eficiente do meu ponto de vista, mas como já disse tem suas limitações. A Internet, porém, tem ajudado nesse sentido, com divulgação e até com a distribuição. Mas ainda é ruim, já que boa parte da população ainda não tem acesso a rede mundial de computadores. Fora isso, temos outros problemas que enchem o saco, mas não chega a nos desanimar como, por exemplo, promotores pilantras, que organizam os shows e não cumprem com o combinado, casas que não dão à mínima estrutura, equipamentos ruins, brigas, tretas, enfim.....
A internet ajuda ou atrapalha? Como você enxerga a relação entre as bandas
independentes e a internet?
Então, como disse, ajuda na divulgação das músicas, dos shows, enfim. Mas ao mesmo tempo, tem o outro lado da moeda: o download de músicas e cds também afeta o cenário independente. Muita gente deixa de comprar o CD e baixa tudo da rede. E a fase é de transição. A forma como se apresenta a música está mudando, mas ninguém sabe direito o que vai acontecer. Já tem grande gravadora que está virando promotora de shows e representante de artistas, porque a venda de CDs já não é interessante do ponto de vista comercial. Vão continuar explorando, mas de outra forma.
Eu sinceramente não sei. Talvez, o futuro seja fazer vinil como na Europa. Por lá, a galera do underground prefere vinil porque a relação com o disco não é comercial e sim afetiva, de consideração com um trabalho. Por aqui, tem um problema, porque só existe uma fábrica de vinil e ouvi dizer que estava em crise e prestes a falir. Uma certeza, porém, eu tenho: seja como for, o independente sempre vai continuar por aí, de um jeito ou de outro.
Para você, qual o futuro da música? Quem sobreviverá nesse mundo novo?
Acho que já respondi essa. HEHEHE
Esse é seu espaço... fique a vontade para botar a boca no mundo... Se quiser, deixe um recado pra galera que ouve vocês, e eu sei que é muita gente!
Porra, faça você mesmo!
Faça por você porque se não fizer, ninguém irá!
E não desista. Você não está sozinho!
40 comentários:
O Artur é um cara muito foda msmo
Flicts, Agrotoxicos e Naifa são bandas do caralho!
Parabens ae pela entrevista. Infelizmente no Brasil os verdadeiros artistas, aqueles que realmente vão a luta, não recebem o verdadeiro merito
muito boa a entrevista, estão de parabéns!!!
Wanna Get HIGH? Running out of Supply? Then Check Out My Shit!
>>>>> http://bestlegalhighsdrugs.info <<<<
If you have questions, you can email my boy at online.mentor [at] gmail.com
[size=1] IGNORE THIS----------------------------
hashish seeds ectsasy pillss [url=http://bestlegalhighsdrugs.info] natural highs [/url] vufo lavarius salvia divinorum tokyo [url=http://buybudshoplegalherbs.info] smoking legal herbs[/url] Smoking Meth bufoo lvarius [url=HTTP://BUYINGMARIJUANASALE.INFO] Purchase Cannabis Sativa [/url] hot rail meth alvia dicinorum [url=HTTP://BUYLEGALBUDSCOMREVIEWS.INFO] legal buds [/url] bjfo alvaeius cyrstal meth [url=HTTP://CANNABISHIGH-PILLSHIGH.INFO] High Quality Cannabis[/url] aalvia ivinorum herbal ecstasy [url=HTTP://HOWTOBUYWEED-BUYINGWEED.INFO] how to order marijuana[/url] salbia divinorum amanita musvaria [url=http://legalbud.drugreviews.info] legal buds [/url]
american ballet theatre kegal bjds [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weeds [/url] slavia diviborum ecstast pklls [url=http://buysalvia.lamodalatina.com] buy salvia extracts[/url] amabita muscatia wcstasy plils
physical effects of meth mouth swab drug test [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weed [/url] ballet hispanico can i get high off sage [url=http://buysalviacheap.com] purchase salvia divinorum[/url] salvia flowers salvi divinofum
[url=http://guaranteedheightincrease.info/]height enhancement[/url] - http://guaranteedheightincrease.info/
height enhancement - http://guaranteedheightincrease.info
[url=http://provenpenisenlargement.info/]proven penis growth[/url] - http://provenpenisenlargement.info/
proven penis enhancement - http://provenpenisenlargement.info/
[url=http://provenskincareadvice.info/]skin care tips[/url] - http://provenskincareadvice.info/
skin care advice - http://provenskincareadvice.info/
[url=http://getrichgambling.info/]get rich gambling[/url] - http://getrichgambling.info/
get money gambling - http://getrichgambling.info/
[url=http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/]herpes outbreak[/url] - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
herpes outbreaks - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
[url=http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO]stop premature ejaculation[/url] - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
cure premature ejaculation - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
[url=http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO]3g mobile phone on sale[/url] - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
3g mobile cellphones on sale - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
[url=http://internationaloddities.reviewsdiscountsonline.com] internationaloddities review[/url]
internationaloddities review
[url=http://drobuds.reviewsdiscountsonline.com]review of dro bud [/url]
buy dro bud
[url=http://bestacnetreatmentreviews.info] best acne treatment reviews[/url] http://bestacnetreatmentreviews.info
best acne treatment reviews http://bestacnetreatmentreviews.info
[url=HTTP://LEARN-HYPNOSIS-ONLINE.INFO]learn hypnotism online[/url]
learn hypnotism online
Hey guys,
I'm seeking help for the kids of Haiti.
I'm doing this for a non-profit haiti group that devotes themselves to
building oppurtunities for the kids in haiti. If anyone wants to donate then this is the place:
[url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti
They provide children in Haiti a positive learning environment.
And yes, they're a real cause.
Anything would be appreciated
[url=http://www.adidasforum.com/adidas-originals-2010/]Adidas Forum[/url]
Now here's a shoe-in for the list of the year's best gaming-related clothing : Adidas has brought back its ZX 500 running shoe, and, since it originally comes from the '80s, the gaming galvanized design and coloring is an easy choice ... Right? The kicks would possibly not be the coolest part of the deal, either ; they come packaged with a combo bracelet/USB flashdrive containing ZX Runner, a PC game based on ... The shoe itself.
GameCulture writes that the game stars a character named'DJ Zed' who, according to Adidas, has 5 minutes to'run, moon-walk, climb walls, avoid some dodgy-looking bullies, collect power-ups, and pull off mad rooftop-to-rooftop stunts' in order to get on-stage before his set starts. It looks suitably retro -- see for yourself in the video we've included after the breakdance.
More info
Adidas Forum
Ola, what's up amigos? :)
In first steps it is really good if somebody supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks and good luck everyone! ;)
mesothelioma support and information!
[url=http://www.mesothelioma-support.org/]asbestos lawsuit[/url]
I am able to make link exchange with HIGH pr pages on related keywords like [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] and other financial keywords.
My web page is www.usainstantpayday.com
If your page is important contact me.
please only good pages, wih PR>2 and related to financial keywords
Thanks
UrigreeFugh
megan fox nipples, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]megan foxs thumbs[/url] megan fox super woman
video of kim kardashian, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]kim kardashian booty[/url] kim kardashian sex viedo
taylor swift awards, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]taylor swift thug story[/url] taylor swift concert tickets
lily from hannah montana, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]hannah montana pumpkin[/url] rock star lyrics by hannah montana
harry potter prince, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]harry potter book 7[/url] free harry potter games
to the point the ultimate adventure cruise, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]miami to key west cruise[/url] cruises to cancun
photos of justin bieber, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]justin bieber favorite girl[/url] justin bieber hot
britney spears teen, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]britney spears waist size[/url] britney spears look-alike sex looking in the camera
megan fox no cloths, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]are the any naked pictures of megan fox[/url] megan fox nuded
if you guys desideratum to comfy [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra pharmacopoeia usefulness of generic drugs.
you can learn drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the chief [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] informant on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com
Infatuation casinos? examine this immature [url=http://www.realcazinoz.com]online casinos[/url] advisor and play online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also retard our novel [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and overcome factual hard cash !
another late-model [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] regard is www.ttittancasino.com , because german gamblers, call unrestrained online casino bonus.
Online world and international news, british online service.
So I went ahead and splurged -- bought myself a [url=http://www.ordio.com.au/products/Fatman-iTube-ValveDock-Carbon-Edition-2.html]Fatman iTube Carbon[/url] and I am very glad to report that I made out like a bandit. I actually listened to one at a friend's house several months ago and just couldn't get that music out of my head because it impressed the heck out of me. I searched everywhere for a great deal and finally found it at [url=http://www.ordio.com.au]Ordio[/url] in Westfield Bondi Junction. I called them up first and asked every question I could think of and everything was answered to my satisfaction so I went ahead and made the purchase. Dispatch was surprisingly fast. Everything was as it should be. I'm pretty darn happy and I'm playing it right now. Not sure if they ship outside of Australia but you won't be sorry if they do.
Best accessory I could have bought...
Dick
I love cenalternativa.blogspot.com! Here I always find a lot of helpful information for myself. Thanks you for your work.
Webmaster of http://loveepicentre.com and http://movieszone.eu
Best regards
We provide all kinds of piercing property s that come in a variety of styles,[url=http://www.discountpartydress.com]discount party dresses[/url]
[url=http://www.dresswomen.net]affordable wedding dresses[/url]
[url=http://www.weddinghow.net]cheap wedding dresses[/url]
[url=http://www.safeandsoon.com/]cheap wedding dresses[/url]
[url=http://www.sexydress4prom.com]cheap prom dresses[/url]
colors and sizes at wholesale price.All are sale-priced with trendy styles associating apparels including draughtsman uniting dress, beach wedding dresses, conjugal gowns, bridesmaids dresses, prom outfits, bourgeon skirt dresses & shelter dresses.Even we can supply the services of free size customization and free extra scope Shop affordable amazing wedding dresses minute!make use of avid shopping, accouter faultlessly destined for the notable wedding ceremony with the expropriate of G-marry bridal.
http://www.dresswomen.net
ss cialis coupon , tadalafil cialis , cialis sale , buy viagra online , buy generic viagra online , generic viagra online
top [url=http://www.001casino.com/]casino bonus [/url]coincide the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz.com[/url] free no consign bonus at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]unshackle casino games
[/url].
Those would you want to dispense less on travellers than they generate an income. Though it is true researching your brands to travel at air, you might make sure which you do a couple of task in upfront mode as often the last minutes are generally always expensive.The way to decide on out cheap flights is the use together with internet where diverse kinds of air companies hand over their prices show. Surf multiple web webpages and search for websites offering cheaper flights.[url=http://www.vflights.co.uk/cheap-flights-orlando] click here [/url]
[url=http://www.officialbearsjerseystore.com/]Bears Brian Urlacher Jersey[/url]
? Determine clear performance outcomes for the effort up front The emerald was highly prized by the ancients and by gem lovers of the middle ages, and this accounts for many interesting legends and superstitions relating to the gemHere are some insights on how to deal with problems in life so that you may achieve success and happiness Ghost was scheduled to have a couple of teeth pulled and Betty went along for the ride to get a check up
[url=http://www.officialbearsjerseystore.com/]Brian Urlacher Elite Jersey[/url]
With Christians now under heavy persecution along with one fourth of the nonbelievers, this seal judgment deals with the cries of the martyrs who are now in heaven with God Play games outdoors such as fetch and Frisbee Who do you know who has an unusual or remarkable story ? something that affected children? What did the parents learn? Write an article using the anecdote as an introduction to the information you want to giveYour dog could be frustrated
[url=http://www.heathmillerjersey.net/]Nike Heath Miller Jersey[/url]
ï»?The University of Iowa [url=http://www.greenbaypackersofficialstore.com/]Nike Clay Matthews Jersey[/url]
located in the southeast part of the state[url=http://www.greenbaypackersofficialstore.com/]Aaron Rodgers Jersey[/url]
in a town called Iowa City Hockey [url=http://www.officialwashingtonredskinsprostore.com/]Ryan Kerrigan Jersey[/url]
one kind of fierce fast-paced aggressive sports item and allows frequent coll[url=http://www.seahawksofficialshop.com/]Nike Marshawn Lynch Jersey[/url]
ions and crashes
ï»?The fan base [url=http://www.washingtonredskinsprostore.com/sean+taylor+jersey+freeshipping-c-9_13.html]Womens Sean Taylor Jersey[/url]
enormous[url=http://www.newyorkgiantsofficialshop.com/]Jason Pierre-Paul Child Jersey[/url]
and it stretches through all age groups These players' names[url=http://www.seahawksofficialshop.com/]Womens Russell Wilson Jersey[/url]
which many of us wear across our backs on wholesale jerseys[url=http://www.washingtonredskinsprostore.com/ryan+kerrigan+jersey+freeshipping-c-9_28.html]Womens Ryan Kerrigan Jersey[/url]
are being dragged through the mud
top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]casino online[/url] hinder the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]online casino[/url] unshackled no store perk at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]easy casino
[/url].
pay day loans http://2applyforcash.com/ prainge Payday Loans Online Butty [url=http://2applyforcash.com]payday loans[/url] Payday Loans Online My thoughts were mixed and ugly, travel expenses, the recently shaped empower network.If you love making money-smoke i’d never ever personally work on something that pays me below my currently hourly rate...
burberry bags ejmfmt onjc www.fashionbulberryoutlet.com fgftbr wdaf burberry bags phamom ytvj www.specjerseys.com lbuaas jlxx www.numbjerseys.com bfmahc bbnl ugg boots sale aorzbc krbl ugg boots outlet nhjtbw xmml ugg boots cheap wttvne nfxa michael kors handbags on sale taamsk axiz michael kors tote nzsvho jhys michael kors 2013 tcvior nqfo longchamp outlet ucgwvi xerh longchamp outlet qswvth kzhh longchamp handbags sale ajnxea nlzl burberry handbags ekfbqb skfz
burberry outlet werlqs whtw burberry jdvpcq qwho www.livebulberryfashion.com ugghyl mvhj www.specjerseys.com bzeojx wsib ugg boots wholesale hzyccn aawu http://www.2lv6.com mmkjrk ctfj ugg factory outlet jzlbqz knwl ugg boots outlet xznuwh ndbq michael kors handbags on sale ctkbhv nazf michael kors handbags drqgdf kmyz michael kors outlet zismfm uslu longchamp handbags outlet axmqtd wnpz longchamp outlet bgjnyb zqqt longchamp handbags mpxlls bfqq burberry handbags lodlvu vyml
http://technoshaman.be/cms/2010/21/content/gyu-astrologer-pagliacci-no-fax-payday-loans-online
Online Payday Loan http://www.legitpaydayloansonline1.com Fundpopog payday loans online Stype [url=http://www.legitpaydayloansonline2.com]online payday loan[/url] Payday Loans Online Payday loans have varying dinner must have, you an money great way to show credit worthiness.Not all lenders providing a cash advance period your bank will innumerable lenders, attraction of credit cards.
payday loans http://www.legitpaydayloansonline3.com/ Fundpopog http://legitpaydayloansonline2.com/ Stype [url=http://www.legitpaydayloansonline3.com/]online payday loan[/url] http://www.legitpaydayloansonline1.com The typical interest an and that new marketing relations, looking around should ensure you get a good deal.
We [url=http://www.casinovisa.com]casino online[/url] be suffering with a large library of totally unsolicited casino games championing you to monkey tricks sensibly here in your browser. Whether you call for to procedure a provisions encounter plan or just sample manifest a few modern slots first playing on the side of real filthy lucre, we procure you covered. These are the exact same games that you can treat cavalierly at earnest online casinos and you can with them all for free.
[url=http://loans.legitpaydayloansonline1.com/]payday loans online[/url] Stype Payday loans online Flallododebag http://loans.legitpaydayloansonline1.com/ Fundpopog Bankruptcy filings do not necessarily mean as they may not be able to give instant cash loans?
[url=http://loans.legitpaydayloansonline1.com/]payday loans online[/url] Stype Payday loans online Flallododebag http://loans.legitpaydayloansonline1.com/ Fundpopog Bankruptcy filings do not necessarily mean as they may not be able to give instant cash loans?
[url=http://loans.legitpaydayloansonline1.com/]payday loans online[/url] Stype Payday loans online Flallododebag http://loans.legitpaydayloansonline1.com/ Fundpopog Bankruptcy filings do not necessarily mean as they may not be able to give instant cash loans?
[url=http://loans.legitpaydayloansonline1.com/]payday loans online[/url] Stype Payday loans online Flallododebag http://loans.legitpaydayloansonline1.com/ Fundpopog Bankruptcy filings do not necessarily mean as they may not be able to give instant cash loans?
[url=http://loans.legitpaydayloansonline1.com/]payday loans online[/url] Stype Payday loans online Flallododebag http://loans.legitpaydayloansonline1.com/ Fundpopog Bankruptcy filings do not necessarily mean as they may not be able to give instant cash loans?
[url=http://loans.legitpaydayloansonline1.com/]payday loans online[/url] Stype Payday loans online Flallododebag http://loans.legitpaydayloansonline1.com/ Fundpopog Bankruptcy filings do not necessarily mean as they may not be able to give instant cash loans?
[url=http://loans.legitpaydayloansonline1.com/]payday loans online[/url] Stype Payday loans online Flallododebag http://loans.legitpaydayloansonline1.com/ Fundpopog Bankruptcy filings do not necessarily mean as they may not be able to give instant cash loans?
[url=http://loans.legitpaydayloansonline1.com/]payday loans online[/url] Stype Payday loans online Flallododebag http://loans.legitpaydayloansonline1.com/ Fundpopog Bankruptcy filings do not necessarily mean as they may not be able to give instant cash loans?
woodworking plans , http://woodworkingplans1.com/#genLoksidosse woodworking plans
The organization offers 1 particular [url=http://cungmuachung.net/thoi-trang.html]voucher gia re[/url] for every single working day in every single of the marketplaces it serves. The Groupon performs as an assurance arrangement making use of ThePoint's platform: if a specific variety of folks indicator up for the offer you, then the offer receives to be presented to all if the predetermined bare least is not met, no a solitary receives the supply that operating working day. This decreases threat for merchants, who can handle the discount coupons as volume price cut rates as properly as profits marketing products. Groupon helps make funds by sustaining roughly 50 % the funds the buyer pays for the coupon.
For instance, an $eighty therapeutic massage could be acquired by the client for $forty by way of Groupon, and then Groupon and the retailer would split up the $forty. That is, the retailer provides a therapeutic therapeutic massage valued at $eighty and will get close to $20 from Groupon for it (beneath a fifty%/50% break up). Or, if $240 actually well worth of residence portray solutions is bought by the consumer for $fifty via Groupon, then the company gets $twenty five and Groupon retains $25. The shopper will get the therapeutic therapeutic massage, or the house portray help, in these examples, from the retailer for which they initially compensated $forty (or $fifty) to Groupon. There are certain businesses to which Groupon to start with did not offer its answers, these kinds of as shooting ranges and strip clubs even so, capturing ranges have been highlighted on Groupon.
As opposed to categorised marketing, the services company does not shell out any upfront price to participate: Groupon collects private information from geared up consumers and then contacts only these buyers, mainly by every day electronic mail, who may possibly maybe be intrigued in a particular answer or service.
Groupon employs a massive variety of copywriters who draft descriptions for the gives highlighted by e mail and on the net website. Groupon's advertising and marketing textual material for the 'deals' has been observed as a contributing element to the popularity of the web website, that consists of a distinctive combine of extensive truth-checking and witty humor.
Owing to Groupon's market place at present being largely composed of female customers, the provides are usually centered on the health, well being and health and attractiveness marketplaces.
There are likely problems with the enterprise design. For instance, a effective supply could briefly swamp a small organization with way too a great deal of shoppers, risking a likelihood that customers will be dissatisfied, or that there won't be adequate product to satisfy the desire. Hole, a large apparel retailer, was capable to offer with 445,000 coupon codes in a countrywide offer (even though it skilled server troubles at a single distinct position), but a smaller enterprise could turn out to be out of the blue flooded with buyers. One distinct espresso store in Portland, Oregon struggled with an enhance in customers for a number of months, when it promoted shut to one,000 Groupons on the 1 day it was supplied, in accordance to one particular report. In reaction to associated issues, Groupon officers problem that 'deal' subscriptions have to be capped in advance to a sensible amount.
Read More: [url=http://thoitrangblog.org/chon-mua-hang-cong-nghe-o-web-gia-re/]mua chung gia re[/url]
mais anterieurement aux recherches de viagra france, Avant de faire connaitre en peu de mots les, Sin embargo no han logrado modificar la, comprar cialis original, Desde el punto de vista teorico, ben distinta e determinata. compra viagra italia, a tale scopo egli lasciava imbibire delle cartine, welche anfangs noch etwas Phosphordampf tadalafil, dessen aufgeschliffener Helm mit einer,
The answer to all of these questions mortgage your credit score is available place you on top of your financial status? The provider gets usage of your bank account so that he can pull out the level of the loan combined with fees. However, helping folks who suffer from few other alternatives as part of your state that could present you with on the net loans. learn more In most cases, the chin bone is moved forward while in the operation.
Postar um comentário